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Política, Tecnologia

Decisão do CADE sobre Uber é vitória do consumidor

15 de dezembro de 2015 1

post_blogdosaulA divulgação de mais um estudo do Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE, de que o Uber não concorre com outros aplicativos de táxis mostra uma tendência de ser favorável à permanência do aplicativo no país. Esta não é a primeira indicação de que o Conselho é favorável neste sentido; em outubro o próprio Cade fez um levantamento apontando que é positivo para o consumidor que haja esta concorrência.

O Cade é uma autarquia vinculada ao Ministério da Justiça e foi criado com a missão de zelar, fomentar e disseminar a cultura da livre concorrência no Brasil. De maneira prática, ele garante que os direitos do consumidor sejam respeitados, atacando o abuso do poder econômico, atuando de maneira eventual sobre situações concretas. Ser reativo, nesse caso, permite uma visão mais ampla sobre a conduta das partes envolvidas e sobre a percepção do consumidor sobre a situação. Ele vem analisando, especialmente, o efeito anticompetitivo dos agentes de mercado, o que gera distorções nos preços e nos serviços.

Sobre o Uber em si, já falei anteriormente: sou favorável não apenas ao serviço, mas ao que ele representa para o mercado. Quando os cidadãos se aliam por um objetivo, no caso a busca por um melhor serviço de transporte, é praticamente impossível o retrocesso. Em um estudo anterior, o Cade afirmou que o Uber não concorre com o sistema de táxis que temos hoje em razão de ser um “sistema superior”.

Nesse último estudo o comparativo foi feito com outros aplicativos semelhantes, mas utilizados pelo sistema de táxis atual, o 99Taxis e o Easy Taxi. Ao focar o estudo nos “concorrentes” do Uber – entre parênteses pois acredito que a concorrência, nesse caso, é mais pela facilidade em se conectar com a empresa do que com o serviço em si – ficou demonstrado ainda uma outra faceta que merece ser levada em consideração pelos opositores do Uber: a capacidade de se reciclar e acompanhar a mudança que a tecnologia e as novas gerações oferecem é essencial para a sobrevivência em um mercado cada vez mais exigente e competitivo. A facilidade no contato, gentileza e uma garrafa d’água são atrativos bem melhores do que a força bruta.

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